Igbá significa cabaça

Igbá (ibá) – Em iorubá significa cabaça. De origem africana, a igbá/cabaça é um elemento ancestral abundante em simbologias e utilidades. Para os povos africanos e afro-brasileiros, a cabaça possui muitos significados. Em sua origem circular, representa o sustento, fertilidade, transformação e continuidade da vida.
Para os povos de terreiro, igbá é um importante recipiente de conexão com os orixás e possui representação uterina. Nas tradições de terreiro, é usada para o assentamento de Exú, para guardar objetos sagrados, realizar banhos e oferendas.
Em diversas tradições nas culturas indígena, negra, quilombola, povos do sertão, ribeirinhos e outros povos tradicionais, igbá, também conhecida por “cuia”. É reservatório para armazenar e manusear alimentos e bebidas. São instrumentos para pescadores, seringueiros e produtores de farinha. Igbá também é elemento diverso para trabalhadores e trabalhadoras do artesanato.
Igbá é diversa e infinita em ritmos e movimentos que nutrem a vida através da sonoridade dos instrumentos ancestrais. Ela dá a melodia dos berimbaus, xequerês, caxixis, maracas, chocalhos, atabaques, cuícas, bongôs, djembês, calimbas, rabecas, cavaquinhos, violas, harpas, flautas apitos e marimbas.
E é por meio da cosmovisão da circularidade (filosofia africana) que a Igbá Agência nasce. Nosso movimento é pela visibilidade das nossas potências e tradições. Somos espaço de cultura, de pertencimento e representatividade. Nosso compromisso é por uma comunicação antirracista como ferramenta de combate às desigualdades e farol para as oportunidades. Igbá é sobre as nossas coisas. É girar a cultura ancestral.
Quem faz a Igbá

Sara
Sousa
Bacharel em Comunicação Social e Jornalismo, pós – graduanda em comunicação e marketing digital, coordenadora de comunicação na Secretaria da Igualdade Racial do Ceará, capoeirista angoleira na Orún Àiyé, Fundadora da Igbá Agência e cofundadora do Site Negrê

Maurício Moreira
Jornalista especialista em comunicação estratégia. Capoeirista no grupo de capoeira Angola Òrun Àiyé e ciclista. Fundador da Igbá Agência de Comunicação e repórter interessado em políticas públicas, economia e segurança. Especialista em comunicação estratégica.
