Estão abertas até 18 de janeiro as inscrições para a 4ª Convocatória para a Programação do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo.
No total, serão 85 propostas de atividades artísticas e formativas selecionadas para integrar a programação do equipamento durante 2026. Com investimento de R$ 281.625,00
Podem ser inscritas propostas nas categorias Ações de Difusão (60) e Ações de Formação (25), contemplando linguagens como artes cênicas, (adulto e infantil), música, performances, grupos de tradição, vivências com foco em cultura infância, contação de histórias, cursos, oficinas e rodas de conversa.
Na categoria Ações de Difusão, podem se inscrever artistas, grupos e coletivos residentes em todo o Ceará há pelo menos dois anos, sendo garantida a seleção de até 30% de propostas externas à região do Cariri.
Já na categoria Ações de Formação, a convocatória é destinada exclusivamente a pessoas residentes no território do Cariri cearense há, no mínimo, dois anos.
Uma das principais novidades desta edição é a implementação de um apoio financeiro específico para deslocamento e logística, destinado a pessoas selecionadas que residem fora do município do Crato. O apoio é calculado de forma proporcional à distância entre o local de residência e o CCCariri, garantindo condições mais equitativas de participação e incentivando a circulação de artistas, grupos e formadores de diferentes territórios do Ceará.
As atividades serão realizadas em diferentes espaços do equipamento, como o Terreiro das Artes, Parque, Bosque, Pequeno Palco, Salas de Formação, Núcleo de Artes e Ofícios e Rádio Unaé, além de espaços externos parceiros.
Política de Ações Afirmativas
O edital reafirma o compromisso da Secretaria da Cultura do Ceará com a equidade e a diversidade por meio de uma Política de Ações Afirmativas, que reserva 30% das vagas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas, pessoas travestis, transexuais, transgêneras e não binárias, pessoas com deficiência e mães solo. Além da reserva de vagas, a convocatória prevê pontuação adicional por bonificação, ampliando as possibilidades de acesso e permanência desses grupos na programação cultural.
Inscrições e seleção
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo Mapa Cultural do Ceará (https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/7375), no período de 30 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026. Cada proponente poderá inscrever até duas propostas, sendo selecionada apenas uma.
O processo seletivo ocorre em duas etapas:
1ª etapa – Avaliação da proposta e da documentação enviada na inscrição;
2ª etapa – Análise da documentação jurídica das propostas selecionadas.
Serão avaliados critérios como consistência conceitual, capacidade técnica de execução, trajetória artística ou formativa, relevância da proposta em relação à linguagem e categoria, cumprimento das ações afirmativas e ineditismo da proposta na programação do CCCariri.
Cronograma
Resultado final: 27 de fevereiro de 2026
Período de inscrições: 30 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026
Avaliação das propostas (Etapa 1): 19 a 28 de janeiro de 2026
Resultado preliminar: 30 de janeiro de 2026
Período de recursos: 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2026
Resultado final da Etapa 1: 04 de fevereiro de 2026
Envio da documentação jurídica (Etapa 2): 05 a 10 de fevereiro de 2026

