Òrun Àiyé encerra novembro com Papo’Ngola: Memórias e Ancestralidade e roda de capoeira

O Centro Cultural Òrun Àiyé realiza, no próximo domingo (30), às 9h, o Papo’Ngola: Memórias e Ancestralidade. O evento é idealizado e organizado pelo treinel Jade Ipojucan, que fará a mediação da conversa com o mestre Rafael Magnata e a professora doutora Iara Fraga, da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

“Neste mês da Consciência Negra, Papo’Ngola é um chamado para nos encontrarmos, celebrarmos em roda e batermos um papo, não apenas acerca das dores, mas, principalmente, sobre as nossas forças, nossas vitórias e nossos ganhos”, convida Jade.

O Papo’Ngola encerra a programação de novembro do Òrun Àiyé e terá ainda, após a conversa, uma roda de capoeria angola conduzida pelo grupo e um lanche coletivo. Cada particpante leva um alimento para ser compartilhado com os demais. A orientação do grupo é que cada um leve também sua própria garrafa de água.

O evento será realizado no Parque Parreão 1 – Avenida Eduardo Girão, S/N – Fátima.

Papo’Ngola?

“Ngola” era um título utilizado pelos antigos governantes do Reino de Ndongo, que ficava ao sul do Reino do Congo, entre os rios Dande e Cuanza.

O primeiro governante foi Kiluanje Inene. Tempos depois, esse mesmo reino foi liderado pela famosa Nzinga Mbandi, antes dela fundar o Reino de Matamba. Nzinga foi uma rainha guerreira que lutou bravamente contra colonização portuguesa.

Segundo o dicionário quimbundo-português do escritor angolano Joaquim Dias Cordeiro da Matta, a palavra “Ngola” deriva de “Ngolo”, que na língua quimbundo significa força.

Ngolo é também o nome de uma luta tradicional de momento ritualístico da região sul de Angola, que mistura luta e dança, e é apontada também como uma das raízes da capoeira.

Papo’Ngola: Memórias e Ancestralidade

Local:Parque Parreão 1
Av. Eduardo Girão, S/N, Fátima, Fortaleza-CE
(O parque fica atrás da Rodoviária)

Data: 30/11, às 9h


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.