Professora Zuleide toma posse na Alece e se torna primeira deputada negra no Ceará

A educadora e militante dos direitos humanos Professora Zuleide Queiroz assumiu, na manhã desta quinta-feira (6), o mandato de deputada estadual pelo PSOL na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A posse que ocorreu durante o Mês da Consciência Negra, marca na política cearense um momento simbólico, Zuleide é a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Casa.

Com trajetória acadêmica e política vinculada ao movimento negro e à educação, Zuleide entra como suplente no lugar de Renato Roseno, que tirou licença do cargo. A parlamentar sucede o período em que Léo Suricate ocupou a vaga. Nascida em Fortaleza e com raízes no Cariri, onde foi secretária dos Direitos Humanos do Crato, atuando em defesa da equidade racial, de gênero e das políticas sociais no Ceará.

Durante o discurso de posse, a deputada destacou o caráter coletivo de sua chegada à Assembleia. “Essa mandata é um sonho firmado, uma promessa erguida, uma poética negra, uma arte radical que reinventa a imagem negra no Ceará. Somos a cura renascida para as feridas coloniais do nosso povo. Quero dizer que nos recusamos a defender e aceitar o projeto político que mata a gente todo o dia”, afirmou.

Zuleide também fez referência à luta das mulheres e às desigualdades raciais e ambientais que marcam o cotidiano de comunidades periféricas e do interior.

“Nós vamos começar as lutas por justiça ambiental e contra o racismo ambiental, que prejudica gravemente os territórios, as mulheres e comunidades que convivem com a falta de saneamento, de água, de moradia, saúde e educação. Precisamos de parlamentares que se indignem e enfrentem duramente a violência contra as mulheres e o povo negro”, disse.

Com 20.112 votos obtidos nas eleições de 2022, sendo 5.130 apenas no Crato, a nova deputada reforçou que sua presença na Alece representa um gesto de continuidade das lutas negras no estado. Ela deve permanecer por 30 dias no cargo e já anunciou a participação na Marcha das Mulheres Negras, em 25 de novembro, em Brasília.

Professora Zuleide é doutora em Educação pela UFC, com pós-doutorado pela UFRN, e leciona na Universidade Regional do Cariri (URCA). Ao longo de mais de 30 anos de militância, ela integrou o Movimento Negro Unificado, o GRUNEC e a Frente de Mulheres do Cariri.


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.