O músico, produtor e pesquisador afroindígena cearense Davinci (William Victor) conduz o workshop “Anatomia Dominante das Ruas”. Uma vivência sonora que detalha as interseções entre o jazz, a macumba cearense e o afrofuturismo caboclo.
A proposta é que o estúdio se torne um território de experimentação. A partir da escuta, da troca e da criação coletiva, o artista compartilha seus processos de produção. Explorando como ritmos de terreiro, beats urbanos e harmonias afro-atlânticas.
Dividido em dois encontros práticos, o workshop inicia com uma imersão nas ideologias musicais que orientam o trabalho do artista, abordando corpo, som e identidade territorial.
No segundo momento, a turma participa da criação de uma faixa inédita, construída de forma colaborativa no estúdio, com gravações de vozes, instrumentos e experimentações eletrônicas.
Artista sonoro, saxofonista e arte-educador atuante no Ceará, Davinci é coidealizador do projeto AfroKaos, voltado à pesquisa e experimentação de sonoridades afro-indígenas e contemporâneas.
Desenvolve trabalhos em música experimental, trilhas sonoras, instalações sonoras e ações formativas, além de colaborações com artistas como Eric Barbosa, Arto Lindsay, Mateus Fazeno Rock, Rami Freitas e Izma Xavier.
O workshop é conduzido pelo mesmo artista por trás de “Dominante das Ruas”, álbum de estreia de Davinci lançado em agosto deste ano.
O disco apresenta um mergulho no sound afroindígena urbano, mesclando as vivências da Barra do Ceará com influências do hip-hop, do jazz e da espiritualidade de terreiro.
Produzida no Abrigo Plataforma e apoiada pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) por meio do Edital para as Artes – Lei Paulo Gustavo.
Serviço: Workshop “Anatomia Dominante das Ruas”
Com Davinci (William Victor)
Quando: 4 e 5 de novembro de 2025 (terça e quarta-feira)
Horário: 18h às 20h
Onde: Centro Cultural Belchior
Carga horária: 4h/a
Certificado para participantes com, no mínimo, 75% de presença

