Festival Ajeumbó celebra gastronomia afrobrasileira com shows de Majur e Samba Kanjerê

O Mercado AlimentaCE realiza, nesta sexta-feira (1º), a quarta edição do Ajeumbó: Festival de Cultura Alimentar Afroancestral, que celebra a culinária de matriz afrobrasileira como prática, memória viva e tecnologia do futuro. O evento, realizado em parceria com a Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir), ocorre das 12h às 22h, com acesso gratuito, e integra a abertura do III Festival Afrocearensidades, que neste ano tem como tema “Encruzilhadas, Memórias e Bem-Viver”.

A programação reúne feira gastronômica, exposição, vivências, roda de conversa, cozinha-show e apresentação da cantora Majur, que encerra o festival com músicas do álbum “Gira Mundo”. Recém-chegada de turnê internacional, a artista traz ao palco uma sonoridade afropop contemporânea que homenageia orixás e celebra a ancestralidade.

O evento conecta mesa farta e partilha à valorização da cultura e da identidade negra no Ceará. O público poderá participar, a partir das 12h, do Almoço no Mercado ao som do grupo Samba Kanjerê, além das Feiras Gastronômica e Negra, com pratos como vatapá, acarajé, xinxim de galinha, feijoada e pamonha de carimã.

A partilha de saberes também faz parte da programação com a roda de conversa “Cozinhas como espaços de memórias, tecnologias e bem-viver”, com a historiadora Camila Barraca e a Mestra Verônica Quilombola, além de vivências com Mãe Bia de Pombogira e o Coletivo Ibilé. Às 17h, a aula-show “Misturar e dividir” ensina o preparo da pamonha de milho com as mestras quilombolas Edneuda de Freitas e Kilvia Pereira.

Às 18h, o Maracatu Nação Iracema realiza um cortejo pela Gare em homenagem à teóloga e filósofa Maria Lúcia Simão Pereira, referência do movimento negro no Ceará, falecida em agosto. A programação inclui ainda a exposição fotográfica Mistura Quilombola, visitas às hortas comunitárias e ações de educação ambiental.

A Loja do Mercado AlimentaCE também recebe produtos da Mestra Verônica Quilombola, como ervas, raízes, banhos de cheiro e lambedores tradicionais, que expressam saberes transmitidos por gerações nas comunidades quilombolas do Estado.

Programação – Ajeumbó 2025

12h às 14h

Apresentação “En(Canto) Negro”, com Samba Kanjerê.

14h às 15h20

Roda de conversa “Cozinhas como espaços de memórias, tecnologias e bem-viver!”, com Camila Barraca, Mestra Verônica Quilombola e mediação de Wanessa Brandão

15h às 17h

Visitas mediadas às Hortas Comunitárias, distribuição de mudas e ações de educação ambiental

15h30 às 16h50

Vivência Cultural com Mãe Bia de Pombogira  e Coletivo Ibilé

16h às 22h

Feira Gastronômica

Feira Negra

17h às 18h

Aula Show: “Misturar e dividir – Pamonha de milho”, com Edneuda de Freitas (Quilombo Serra do Evaristo, Baturité) e Kilvia Pereira (Quilombo de Ubaranas, Aracati ).

17h30 às 21h30

Exposição  “Mistura Quilombola”: Projeção de imagens

18h15 às 19h

Cortejo do Maracatu Nação Iracema

20h30 às 21h30

Show “Gira Mundo”, com Majur


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.