O Mercado AlimentaCE realiza, nesta sexta-feira (1º), a quarta edição do Ajeumbó: Festival de Cultura Alimentar Afroancestral, que celebra a culinária de matriz afrobrasileira como prática, memória viva e tecnologia do futuro. O evento, realizado em parceria com a Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir), ocorre das 12h às 22h, com acesso gratuito, e integra a abertura do III Festival Afrocearensidades, que neste ano tem como tema “Encruzilhadas, Memórias e Bem-Viver”.
A programação reúne feira gastronômica, exposição, vivências, roda de conversa, cozinha-show e apresentação da cantora Majur, que encerra o festival com músicas do álbum “Gira Mundo”. Recém-chegada de turnê internacional, a artista traz ao palco uma sonoridade afropop contemporânea que homenageia orixás e celebra a ancestralidade.
O evento conecta mesa farta e partilha à valorização da cultura e da identidade negra no Ceará. O público poderá participar, a partir das 12h, do Almoço no Mercado ao som do grupo Samba Kanjerê, além das Feiras Gastronômica e Negra, com pratos como vatapá, acarajé, xinxim de galinha, feijoada e pamonha de carimã.
A partilha de saberes também faz parte da programação com a roda de conversa “Cozinhas como espaços de memórias, tecnologias e bem-viver”, com a historiadora Camila Barraca e a Mestra Verônica Quilombola, além de vivências com Mãe Bia de Pombogira e o Coletivo Ibilé. Às 17h, a aula-show “Misturar e dividir” ensina o preparo da pamonha de milho com as mestras quilombolas Edneuda de Freitas e Kilvia Pereira.
Às 18h, o Maracatu Nação Iracema realiza um cortejo pela Gare em homenagem à teóloga e filósofa Maria Lúcia Simão Pereira, referência do movimento negro no Ceará, falecida em agosto. A programação inclui ainda a exposição fotográfica Mistura Quilombola, visitas às hortas comunitárias e ações de educação ambiental.
A Loja do Mercado AlimentaCE também recebe produtos da Mestra Verônica Quilombola, como ervas, raízes, banhos de cheiro e lambedores tradicionais, que expressam saberes transmitidos por gerações nas comunidades quilombolas do Estado.
Programação – Ajeumbó 2025
12h às 14h
Apresentação “En(Canto) Negro”, com Samba Kanjerê.
14h às 15h20
Roda de conversa “Cozinhas como espaços de memórias, tecnologias e bem-viver!”, com Camila Barraca, Mestra Verônica Quilombola e mediação de Wanessa Brandão
15h às 17h
Visitas mediadas às Hortas Comunitárias, distribuição de mudas e ações de educação ambiental
15h30 às 16h50
Vivência Cultural com Mãe Bia de Pombogira e Coletivo Ibilé
16h às 22h
Feira Gastronômica
Feira Negra
17h às 18h
Aula Show: “Misturar e dividir – Pamonha de milho”, com Edneuda de Freitas (Quilombo Serra do Evaristo, Baturité) e Kilvia Pereira (Quilombo de Ubaranas, Aracati ).
17h30 às 21h30
Exposição “Mistura Quilombola”: Projeção de imagens
18h15 às 19h
Cortejo do Maracatu Nação Iracema
20h30 às 21h30
Show “Gira Mundo”, com Majur

