Exposição Raízes celebra ancestralidade afro-brasileira no IlêAsè Osanyin Yansan

Mostra reúne barro, raízes e pinturas de orixás em homenagem a
Omolu e Osanyin


Raízes nascem da terra. Do barro moldado em silêncio e sopro, do gesto que
reverencia a origem como fundamento e como caminho. O Ilê Asè Osanyin Yansan abre suas portas com a exposição “Raízes”, um mergulho na
ancestralidade afro-brasileira que celebra a força da terra e da memória. A exposição vai acontecer neste sábado (18).

A mostra, com concepção e curadoria de Roberto Silva (Roberto de Osanyin), reúne peças de barro moldadas e sacralizadas, pinturas de orixás e obras feitas com raízes, cipós, cordas de sisal e cabaças.


A exposição presta homenagem a Omolu, senhor da cura e dos mistérios que brotam da terra, e a Osanyin, guardião das folhas e do segredo das plantas. Ao evocar esses fundamentos, a mostra destaca o papel das matriarcas do Ilê Asè como árvores ancestrais que sustentam e irradiam saberes, assim como as alianças com casas tradicionais do Rio de Janeiro: Ilè Asè Ogbojù Fire Imó Ogùn Oyá, Ilè Fiòrò Sakápàta e Ilè Asè Opô Afonjá.


Neste movimento entre contemplação e celebração, a abertura da mostra antecede a Festa de Pai Osanyin, a ser realizada no mesmo dia, prolongando na coletividade o gesto de reverência. No Ilê Asè Osanyin Yansan: raiz é também festa: memória que dança, força que se compartilha, vida que se refaz em comunidade. “Raízes” é, assim, a reafirmação da origem como potência criadora, da ancestralidade como corpo vivo e do axé como raiz que jamais se esgota.

Conheça a curadoria

Bàbálorisà Roberto de Osanyin

Roberto Silva (Roberto de Osanyin) é artista plástico e criador de indumentárias afro. Iniciado no dia 12 de outubro de 1988, no Ilè Asè Ogboju Fire Imo Ògún Oya (RJ), pelo Bàbálorisà Ogunjobi, cumpriu todas as suas obrigações com o mesmo zelador. É neto de Joaquim Mota (Ijijimin), do Ilè Fioro Sakapata (RJ), e descendente do Asè Òpó Afonjá (RJ). O Bàbálòrìsà Roberto de Osanyin é o responsável por trazer o Asè Òpó Afonjà, sendo o zelador do Ilè Asè Osanyin Yansan, fundado em 12 de outubro
de 2003, em Aquiraz (CE).


Programação
Entre arte e fé, a abertura da mostra se expande em celebração coletiva:
16h | Abertura da exposição Raízes
17h | Início da Festa de Pai Osanyin
18h30 | Brunch com releituras de comidas afro-brasileiras

Serviço:
Exposição “Raízes”
Local: Sítio Maranguape, 56, Lt Jd Primavera, continuação da Av. Cícero Sá
(Aquiraz)
Data: 18 de outubro (sábado)
Horário: a partir das 16h


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.