O artista Jade Pereira Ipojucan apresenta nesta terça-feira (30), às 20h30, no Teatro CCBNB Fortaleza, a performance “A terra tudo come”, dentro da programação da Semana da Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC). O espetáculo tem entrada gratuita.
Criada durante o curso de bacharelado em Dança da UFC, a obra é descrita pelo artista como uma performance ritual autobiográfica, cantada e tocada. Jade explica: “É uma história sobre deslocamentos, sobre território, sobre terra, águas, piabas, carnaúbas e cajueiros. Sobre vida, sobre morte e também sobre esquecimento”.
A montagem evoca o povo caboco sertanejo que migra do interior para a capital, trazendo referências da ancestralidade afroindígena e de histórias familiares dançadas. O trabalho também rememora a figura do caboco comboieiro do Canto Escuro, um símbolo de resistência à colonização. A encenação propõe ainda uma compreensão da morte como continuidade da vida, em um movimento de entrega do corpo à terra e de reconhecimento do ser como não-humano.
Serviço – Performance: A terra tudo come
Data: terça-feira, 30 de setembro de 2025
Horário: 20h30
Local: Teatro CCBNB Fortaleza
Entrada: gratuita
Concepção cênica e dramatúrgica: Jade Pereira Ipojucan
Artista 3D e artesão (máscara): Dyego Ramsés
Operação de áudio e vídeo: Clarissa Costa

