Fortaleza terá Casa da Igualdade Racial confirmada na 5ª Conapir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a construção da Casa da Igualdade Racial em Fortaleza durante a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), realizada em Brasília e que se encerra nesta sexta-feira (19).

Ao discursar na abertura do encontro, Lula afirmou que “o Estado não pode ser neutro” e reforçou que é preciso “assegurar oportunidades na busca por melhores condições de vida, precisamos dar início a uma reparação histórica”.

A formalização do anúncio foi feita pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que assinou protocolos de intenção para a adesão de Fortaleza ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), junto com os estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Representando o município, o coordenador de Igualdade Racial de Fortaleza, Isaac Santos, acompanhou os debates e ressaltou: “Este é um momento histórico para Fortaleza. A Casa da Igualdade Racial será um marco na nossa luta por reparação e justiça social”.

Anielle Franco destacou ainda que a conferência ocorre 20 anos após a primeira edição e depois de um hiato de sete anos. “Foi de coragem, humanismo e da organização popular dos movimentos sociais que surgiram políticas públicas e a existência do Ministério da Igualdade Racial”, disse a ministra.

A 5ª Conapir segue até esta sexta-feira com pautas voltadas para reparação histórica, combate ao racismo e fortalecimento de políticas públicas de igualdade racial.


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.