IMS abre inscrições para curso gratuito de História da Arte Africana e Afro Diaspótica

O Instituto Moreira Salles iniciou, nesta segunda-feira (15), as inscrições para o edital “História da Arte Africana e Afro Diaspórica. Serão 25 vagas para agentes culturais maiores de 18 anos cursarem o módulo online.

As vagas são preferencialmente para negros, indígenas, pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+, pessoas de baixa renda e/ou oriundas de favelas e territórios populares do Brasil.

O módulo pretende fomentar um espaço de formação intelectual e política a partir de um referencial teórico que tem a África como centro do diálogo. Além disso, busca aprofundar as discussões sobre história da arte africana e suas intrínsecas relações com a diáspora negra no Brasil.

O curso será ministrato pela historiadora, professora e curadora especializada em artes africanas e afro-diaspósricas Vanicléia da Silva Santos. Também contará com as mediadores convidadas Damara Inglês, tecnóloga criativa e narradora imersiva; e Gisela Casimiro, escritora, artista e ativista.

As incrições são gratuitas e seguem abertas até 29 de setembro. O resultado sai no dia 14 de outubro. Serão seis encontros de 16 de outubro a 27 de novembro, das 20h às 21h. Para se inscrever, acesse o site da Escola Escuta.

História da arte africana e afro diaspórica

O módulo propõe um breve percurso sobre a história da arte africana e afro diaspórica. Com o objetivo de explorar a produção artística a partir de perspectivas que transitam entre diversos contextos culturais, geográficos e históricos.

Os encontros ministrados pela Vanicleia Silva Santos têm como objetivo aprofundar as discussões sobre história da arte africana e suas intrínsecas relações com a diáspora negra no Brasil.

Também serão abordados temas essenciais como representações de poder em diversas regiões da África, bem como materiais e técnicas na produção artística em diferentes temporalidades, desde o Egito Antigo até a contemporaneidade.

Historiadora, professora e curadora especializada em artes africanas e afro-diaspóricas Vanicléia da Silva Santos

Vanicléia da Silva Santos

Historiadora, professora e curadora especializada em artes africanas e afro-diaspóricas. É Curadora da Coleção Africana do Penn Museum (University of Pennsylvania) e foi professora associada na UFMG, onde segue orientando pós-graduandos. Coordenou o Volume X da História Geral da África (UNESCO, 2023). Curou exposições como Insígnias de Poder nas Sociedades Africanas (2024) e O Bicentenário da Independência (2023), no Museu Afro-Brasil, em São Paulo.

Serviço
História da arte africana e afro diaspórica
Formato: online – quintas 20h às 21h
Território: nacional
Duração: 6 horas (6 encontros de 1 hora cada)
Vagas: 25
Inscrições aqui

Formulário de inscrição


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.