A Galeria da Liberdade abre nesta sexta-feira (12), às 16h, a exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política”, itinerância do Memorial da Resistência de São Paulo.
A abertura contará com a presença da diretora técnica do Memorial, Ana Pato e da artista Bianca Turner. Assim como da advogada e ex-presa política Rita Sipahi e da sobrinha do Frei Tito de Alencar, Lúcia Alencar.
A mostra tem como fio condutor o acervo de história oral do Memorial da Resistência. A curadoria é de Ana Pato e Carolina Junqueira. Ela reúne depoimentos de mulheres que vivenciaram a violência de Estado no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985).
A instalão “Partitura da Escuta” (2023), de Bianca Turner, conta com 22 depoimentos. Eles dão corpo às lutas por Memória, Verdade e Justiça diante das violações de direitos humanos.
As narrativas dialogam com o pensamento da historiadora e poeta Beatriz Nascimento, cujos textos compõem o imaginário da mostra. Três poemas da autora integram a exposição, trazendo reflexões sobre resistência, racismo e violência estrutural.
Para Cícera Barbosa, coordenadora da Galeria da Liberdade, a realização da mostra representa um marco para o espaço. “A realização de Mulheres em Luta! Arquivos de memória política é um gesto que anuncia uma nova relação entre a memória do Ceará e os sujeitos que lutaram por democracia durante os anos da Ditadura Civil Militar. A partir de exposições e de uma programação intensa de rodas de conversas, oficinas e rotas pelos Lugares de Memórias, materializamos coletivamente um anseio antigo do Movimento de Memória, Verdade e Justiça no Ceará”, explica.
A diretora técnica do Memorial da Resistência, Ana Pato, destaca o caráter político da itinerância. “Ao trazermos as vozes dessas mulheres que lutaram e lutam pela democracia, no edifício ocupado anteriormente pelo Mausoléu Castelo Branco e agora ressignificado na Galeria da Liberdade, representa um reconhecimento da força política das mulheres em sua luta por memória, verdade e justiça”, avalia.
Serviço – Abertura da Exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política”
Galeria da Liberdade – Avenida Barão de Studart, 505
Data: 12 de setembro de 2025
Horário: 16h
Funcionamento: quartas e quintas, das 10h às 18h. Sextas e sábados, das 13h às 20h (entrada até 30 minutos antes do fechamento).

