As inscrições para as oficinas do Agilizo Cultural, programa de formação da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), seguem abertas, com uma série de oportunidades para os trabalhadores da cultura. Ao todo, o primeiro ciclo disponibiliza mais de 1.200 vagas gratuitas em seis formações, com atividades espalhadas pelas 12 Regionais da cidade.
O objetivo é fortalecer e qualificar a atuação de quem movimenta a cena cultural, por meio de seis oficinas que abordam temas essenciais para quem faz cultura nos territórios: cadastramento no Mapa Cultural, criação de portfólios artísticos, elaboração e prestação de contas de projetos, acessibilidade em iniciativas culturais e formação de pareceristas.
Com realização entre setembro e outubro, as oficinas acontecem em equipamentos e espaços públicos descentralizados, como escolas, centros culturais, sedes de Regionais e unidades da Rede Cuca, garantindo que a formação chegue a diferentes bairros e comunidades da cidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line, por meio do formulário bit.ly/agilizocultural, com prioridade para moradores(as) das Regionais onde a atividade acontece e para pessoas que ainda não participaram de outras formações da Secultfor.
Oficinas com inscrições abertas
Três oficinas já estão com vagas abertas, cada uma com 20 vagas. As inscrições para as oficinas de Mapa Cultural e Criação de Portfólio na Regional 1 foram prorrogadas até esta terça-feira (02/09), às 15h. As atividades acontecem nos dias 2, 3 e 4 de setembro, no período da noite, com a condução de Lara Monteiro e Daniel Firmino.
Já as oficinas de Mapa Cultural e Criação de Portfólio seguem com inscrições abertas até o dia 3 de setembro. O Mapa Cultural será ofertado nas Regionais 2, 3, 4 e 5, sempre com Lara Monteiro, nos dias 8, 9 e 10 de setembro, em horários da tarde e da noite. A oficina de Criação de Portfólio será ministrada por Trojany nas Regionais 2 e 3, entre os dias 9 e 12 de setembro.
Até o dia 10 de setembro, seguem abertas as inscrições para a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, que será realizada de 16 a 18 de setembro nas Regionais 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, com diferentes ministrantes: Pattrícia Gonçalves (Regional 1), Vivi Façanha (Regional 2), Wilma Farias (Regional 3), Mirlla Araújo (Regional 4), Renara Régia (Regional 5), Ayla Nobre (Regional 6) e Monique Souza (Regional 7). Os horários variam entre os turnos da tarde e da noite, conforme a Regional.
Ainda com inscrições abertas até 10 de setembro, a oficina de Mapa Cultural chega também à Regional 6, no dia 16 de setembro, com Lara Monteiro, e a de Criação de Portfólio será ofertada nos dias 17 e 18 de setembro na mesma regional, com Trojany.
A agenda completa de ações formativas do primeiro ciclo do Agilizo Cultural pode ser consultada no link bit.ly/agendaagilizocultural
Como participar
Para participar, as pessoas interessadas devem efetuar inscrição por meio do preenchimento de formulário on-line, no prazo indicado para cada uma das formações disponíveis em cada Regional. O formulário virtual estará disponível no Portal da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br) e na bio do @culturadefortaleza.
No caso do número de inscrições superar a quantidade de vagas ofertadas, será priorizado o atendimento de pessoas com Ensino Fundamental ou Médio; moradoras da Regional onde a oficina será ministrada e não contemplados em ações formativas anteriores da Secultfor. Caso haja empate de critérios, será considerada a ordem de inscrição.
Até o final do ano, o Agilizo Cultural realizará três ciclos de oficinas e workshops, fortalecendo artistas, produtores(as), coletivos, técnicos, conselheiros, agentes culturais a acessar editais e ampliar sua atuação no campo cultural, bem como qualificar o corpo técnico da Secretaria da Cultura.

