A Secretaria da Cultura (Secult) lançou o projeto Ceará Sem Fronteiras na semana passada. A iniciativa conta com dois editais abertos: o 1º Edital de Concessão de Bolsas para Mobilidade Formativa e o Edital para Realização de Programa de Publicações.
Ambos os editais contemplam ações afirmativas. Com vagas específicas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Pelo menos 50% das vagas disponibilizadas serão destinadas a propostas advindas de outros municípios que não da capital, Fortaleza-CE.
Em breve, o Ceará Sem Fronteiras vai lançar outra oportunidade. Será o 2º Edital de Concessão de Bolsas para Mobilidade Formativa. Com o objetivo de ampliar as oportunidades de intercâmbio e formação para artistas e agentes culturais do território cearense.
Edital de Concessão de Bolsas
O edital de concessão reúne 20 bolsas de mobilidade artístico-formativa. São 10 bolsas nacionais, no valor de R$ 10 mil cada. E mais 10 bolsas internacionais, de R$ 20 mil cada.
O dinheiro será para custear formação dos agentes culturais em cursos livres, residências artísticas e intercâmbios formativos. Eles devem ter duranção mínima de 40 horas/aula.
A quem se destina: artistas, produtores, gestores, técnicos e demais agentes culturais residentes no Ceará há pelo menos dois anos. Pessoas que desejam realizar formação no campo das Áreas Técnicas; Artes Visuais; Artes Cênicas; Artes Integradas; Audiovisual; Música; entre outras.
As propostas devem estar vinculadas a instituições de ensino, pesquisa ou cultura no Brasil, ou no exterior, mediante carta convite/aceite.
As inscrições são gratuitas, feitas pelo Mapa Cultural do Ceará, e seguem abertas até 27 de setembro de 2025.
Edital para Realização de Programa de Publicações
Já o edital para publicações selecionará 10 obras inéditas sobre artes, acervos, memórias e práticas culturais do Ceará. Os livros terão tiragem de até 600 exemplares impressos. Além de versão em e-book, com 50% da tiragem destinada às pessoas autoras.
As inscrições para o edital são gratuitas, pelo Mapa Cultural do Ceará, até o dia 22 de setembro de 2025.
A quem se destina: É voltado a artistas, pesquisadores e agentes culturais cearenses.

