Evidenciando a memória e identidade cearense, plataforma Siara+ apresenta o audiovisual do Ceará

O Ceará tem se consolidado nos últimos anos como um polo criativo do cinema brasileiro. Do Estado surgem artistas, diretores e produtores que partem de um olhar genuinamente cearense para narrar histórias capazes de atravessar fronteiras e alcançar o mundo.

As produções feitas no Estado vêm conquistando reconhecimento e prêmios em mostras nacionais e internacionais. Para o público que acompanha esse movimento, a plataforma Siará+ se apresenta como um espaço para acessar e revisitar a força do audiovisual cearense.

Primeiro serviço de streaming dedicado exclusivamente à produção local, a Siará+ já está disponível gratuitamente e reúne desde curtas e longas-metragens até documentários, animações e videoclipes.

O objetivo é dar visibilidade a cineastas cearenses e oferecer ao público a oportunidade de explorar diferentes facetas da cultura cearense.

A chegada da plataforma ocorre em um momento de projeção mundial do cinema cearense. Nos últimos anos, o Ceará marcou presença em festivais e premiações internacionais, incluindo exibições em Cannes, em 2024 e 2025.

Neste ano, o cineasta Petrus Cariry, que tem trabalhos disponíveis na Siará+, concorre a uma indicação para o Oscar de Melhor Filme Internacional.

O catálogo inicial reúne cerca de 50 títulos, organizados em coleções temáticas como Memória e Identidade Cearense, Corpo, Cotidiano e Gênero, Ruralidades e Sertões Urbanos, Experimentações Visuais e Narrativas e Patrimônio, História e Consciência Social.

A curadoria está a cargo do Núcleo de Acervo e Difusão Audiovisual do Cineteatro São Luiz, responsável também pela moderação do conteúdo e pela relação com realizadores e distribuidoras.

Como acessar

A plataforma pode ser utilizada em computadores, celulares ou TVs. Parte do catálogo está disponível sem necessidade de cadastro, mas quem optar por se registrar, pode criar coleções, salvar favoritos e ter acesso a recursos adicionais.

Também é possível realizar buscas detalhadas por título, diretor, elenco, produtora ou palavras-chave presentes nas sinopses e diálogos.

Segundo a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), responsável pela iniciativa, a proposta é valorizar a produção local e ampliar seu alcance. “A plataforma é um espaço de acesso global e gratuito que permite conhecer e revisitar a memória, as experimentações e as narrativas do audiovisual cearense”.

Com tecnologia nacional desenvolvida pelo Instituto Tamanduá Synapse Cultural, a Siará+ terá expansão contínua.

Uma chamada pública já está aberta para selecionar 30 curtas-metragens brasileiros produzidos entre 2020 e 2025, que passarão a integrar o acervo e compor uma mostra online.

Além de reunir obras para o público em geral, a plataforma também será ferramenta de formação e difusão cultural, por meio de iniciativas como o projeto São Luiz Itinerante, que leva o cinema cearense a escolas, universidades, cineclubes e comunidades do interior do estado.

Por Hyago Felix


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.