Celebração: Iemanjá recebe homenagens em diversas praias e locais de Fortaleza


O destaque deste ano vai para os 60 anos da Festa de Iemanjá na Praia do Futuro


Fortaleza se prepara para receber, mais uma vez, a grandiosidade da Festa de Iemanjá. Nesta semana, a cidade ganha uma vasta programação gratuita, aberta ao público, que culmina nos 60 anos de história, fé e resistência da celebração na Praia do Futuro. Além do marco sexagenário, os festejos se espalham pela Praia de Iracema, Barra do Ceará, e por diversos espaços culturais, oferecendo oficinas, workshops, exposições e apresentações artísticas que honram a Rainha do Mar.

Mais de Meio Século de Devoção

Embora Iemanjá seja reverenciada em múltiplos pontos da cidade, é na vibrante orla de Fortaleza que as principais homenagens concentram-se. Neste ano, a União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM) atinge um marco histórico: seis décadas de fé, resistência cultural e luta contínua no combate ao racismo religioso. São mais de meio século de muita dedicação à Orixá, Mãe de todas as Cabeças.

Mãe Tecla do Caboclo Tupinambá, liderança religiosa e gestora da UECUM, emerge como uma das guardiãs vivas da memória e dos rituais dedicados a Iemanjá em Fortaleza. Neta de Mãe Júlia, a primeira Mãe de Santo a presidir a Federação de Umbanda do Ceará — instituição fundada por seu pai, Manoel Rodrigues de Oliveira —, e filha de Mãe Suzana Sá, Mãe Tecla carrega consigo uma linhagem de fé profunda, de luta incansável pela liberdade religiosa e de dedicação às celebrações à Orixá.

Festa de Iemanjá na Praia do Futuro na década de 60. Acervo UECUM

Mãe Tecla recorda os tempos em que as celebrações se restringiam aos terreiros, antes de ganharem as vias públicas de Fortaleza. Foi seu pai quem ousou levar o movimento para a beira-mar. “Naquele tempo, tivemos que seguir para uma praia mais distante, para driblar a perseguição e o preconceito, por isso foi escolhida a Praia do Futuro”, relata. “Com o passar dos anos, a Praia do Futuro transformou-se em um corredor turístico e, hoje, é palco da maior festa de Iemanjá da capital”, destacou.

A Programação na Cidade

A programação da festa se estende por dias, com atividades enriquecedoras e diversas manifestações culturais:
Terça-feira, 12/08: Integrando a programação pré-festa de Iemanjá, o Poço da Draga receberá duas oficinas: “Turbante: a coroa ancestral”, às 18h, e “Adereço e Indumentária de Exu”, às 18h30.

Quarta-feira, 13/08: O Centro Cultural Belchior abrirá a exposição “Salve a Mãe de todas as cabeças!”, com curadoria do antropólogo e pesquisador Jean dos Anjos. A mostra poderá ser visitada de terça a sábado, e sua abertura será pontuada pela apresentação “D’Passagem faz a gira girar com os en-cantos do mar. Odoyá!”.

Quinta-feira, 14/08: O Expresso Dragão, em sua edição especial Festa de Iemanjá, sairá às 16h da estátua de Chico da Matilde (Centro Dragão do Mar) em direção à praia do Poço da Draga.

Praia de Iracema, a partir das 18h, no encontro da Av. Historiador Raimundo Girão com a Av. Rui Barbosa, próximo ao Magna Praia Hotel (Praia de Iracema), acontecerão oficinas de percussão, apresentações culturais, cantos para os Orixás e uma gira em homenagem a Iemanjá, conduzida pelo Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oyá.

Foto: Sara Sousa/Igbá Agência

Paralelamente, o Marco Zero da Praia da Barra do Ceará sediará uma gira, oferendas e diversas apresentações artísticas, das 18h às 23h.

Sexta-feira, 15/08: O dia começará com o cortejo da imagem da Rainha do Mar, às 9h, saindo da União Espírita Cearense de Umbanda (Rua Castro e Silva, 920 – Centro) em direção à Praia de Iracema. Neste local, as atividades se estenderão das 8h às 20h, com apresentações culturais, rodas de samba, cortejo marítimo, gira de caboclo e a tradicional oferenda de balaio para Iemanjá.

O Poço da Draga também organizou a Caravana Cultural, com feirinha, shows de DJ Bugzinha, Afoxé Acabaca, um emocionante cortejo de jangadas, o show “Filhas do Mar”, a performance de Dragaxé, a batida de DJ Thalu e uma gira de encerramento, das 13h às 20h. A Praia da Barra do Ceará, no Marco Zero, receberá mais uma gira e oferenda a Iemanjá, das 14h às 23h.


Legitimada por sua importância cultural e religiosa, a Festa de Iemanjá foi instituída como Patrimônio Imaterial de Fortaleza pelo Decreto nº 14.262 de 30 de julho de 2018 e faz parte do calendário de eventos oficiais do Ceará por meio da Lei 17.104.


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.