O destaque deste ano vai para os 60 anos da Festa de Iemanjá na Praia do Futuro
Fortaleza se prepara para receber, mais uma vez, a grandiosidade da Festa de Iemanjá. Nesta semana, a cidade ganha uma vasta programação gratuita, aberta ao público, que culmina nos 60 anos de história, fé e resistência da celebração na Praia do Futuro. Além do marco sexagenário, os festejos se espalham pela Praia de Iracema, Barra do Ceará, e por diversos espaços culturais, oferecendo oficinas, workshops, exposições e apresentações artísticas que honram a Rainha do Mar.
Mais de Meio Século de Devoção
Embora Iemanjá seja reverenciada em múltiplos pontos da cidade, é na vibrante orla de Fortaleza que as principais homenagens concentram-se. Neste ano, a União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM) atinge um marco histórico: seis décadas de fé, resistência cultural e luta contínua no combate ao racismo religioso. São mais de meio século de muita dedicação à Orixá, Mãe de todas as Cabeças.
Mãe Tecla do Caboclo Tupinambá, liderança religiosa e gestora da UECUM, emerge como uma das guardiãs vivas da memória e dos rituais dedicados a Iemanjá em Fortaleza. Neta de Mãe Júlia, a primeira Mãe de Santo a presidir a Federação de Umbanda do Ceará — instituição fundada por seu pai, Manoel Rodrigues de Oliveira —, e filha de Mãe Suzana Sá, Mãe Tecla carrega consigo uma linhagem de fé profunda, de luta incansável pela liberdade religiosa e de dedicação às celebrações à Orixá.

Mãe Tecla recorda os tempos em que as celebrações se restringiam aos terreiros, antes de ganharem as vias públicas de Fortaleza. Foi seu pai quem ousou levar o movimento para a beira-mar. “Naquele tempo, tivemos que seguir para uma praia mais distante, para driblar a perseguição e o preconceito, por isso foi escolhida a Praia do Futuro”, relata. “Com o passar dos anos, a Praia do Futuro transformou-se em um corredor turístico e, hoje, é palco da maior festa de Iemanjá da capital”, destacou.
A Programação na Cidade
A programação da festa se estende por dias, com atividades enriquecedoras e diversas manifestações culturais:
Terça-feira, 12/08: Integrando a programação pré-festa de Iemanjá, o Poço da Draga receberá duas oficinas: “Turbante: a coroa ancestral”, às 18h, e “Adereço e Indumentária de Exu”, às 18h30.
Quarta-feira, 13/08: O Centro Cultural Belchior abrirá a exposição “Salve a Mãe de todas as cabeças!”, com curadoria do antropólogo e pesquisador Jean dos Anjos. A mostra poderá ser visitada de terça a sábado, e sua abertura será pontuada pela apresentação “D’Passagem faz a gira girar com os en-cantos do mar. Odoyá!”.
Quinta-feira, 14/08: O Expresso Dragão, em sua edição especial Festa de Iemanjá, sairá às 16h da estátua de Chico da Matilde (Centro Dragão do Mar) em direção à praia do Poço da Draga.
Praia de Iracema, a partir das 18h, no encontro da Av. Historiador Raimundo Girão com a Av. Rui Barbosa, próximo ao Magna Praia Hotel (Praia de Iracema), acontecerão oficinas de percussão, apresentações culturais, cantos para os Orixás e uma gira em homenagem a Iemanjá, conduzida pelo Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oyá.

Paralelamente, o Marco Zero da Praia da Barra do Ceará sediará uma gira, oferendas e diversas apresentações artísticas, das 18h às 23h.
Sexta-feira, 15/08: O dia começará com o cortejo da imagem da Rainha do Mar, às 9h, saindo da União Espírita Cearense de Umbanda (Rua Castro e Silva, 920 – Centro) em direção à Praia de Iracema. Neste local, as atividades se estenderão das 8h às 20h, com apresentações culturais, rodas de samba, cortejo marítimo, gira de caboclo e a tradicional oferenda de balaio para Iemanjá.
O Poço da Draga também organizou a Caravana Cultural, com feirinha, shows de DJ Bugzinha, Afoxé Acabaca, um emocionante cortejo de jangadas, o show “Filhas do Mar”, a performance de Dragaxé, a batida de DJ Thalu e uma gira de encerramento, das 13h às 20h. A Praia da Barra do Ceará, no Marco Zero, receberá mais uma gira e oferenda a Iemanjá, das 14h às 23h.
Legitimada por sua importância cultural e religiosa, a Festa de Iemanjá foi instituída como Patrimônio Imaterial de Fortaleza pelo Decreto nº 14.262 de 30 de julho de 2018 e faz parte do calendário de eventos oficiais do Ceará por meio da Lei 17.104.

