Durante o mês de agosto, a Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEMF) Prof. Aloysio Barros Leal será palco de uma programação especial com oficinas gratuitas voltadas para a valorização da cultura, da diversidade e da arte como instrumentos de transformação social. A iniciativa busca aproximar a comunidade escolar de expressões culturais potentes, reforçando a importância de levar projetos socioculturais para espaços educativos, especialmente em comunidades periféricas.
A primeira oficina, “Diálogos Étnico-Raciais”, ocorre no dia 11, às 14h, com Tainah Fernandes Montenegro, assistente social formada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Direitos Humanos e Questões Étnico-Sociais. A atividade propõe reflexões sobre gênero, raça e classe, incentivando discussões sobre desigualdades estruturais, racismo e direitos humanos.
No dia 12, também às 14h, será realizada a oficina de Breakingdance com Migang, b-boy e membro da crew Sulclan, do Jangurussu. A proposta é explorar movimentos da dança de rua, como toprock, footwork, powermoves e freezes, promovendo a expressão e o empoderamento da juventude.
Já no dia 14, às 14h, a oficina “Conhecendo a Cultura Hip Hop” será conduzida por Mariano Penha, educador social e grafiteiro. A atividade aborda os quatro elementos do hip hop, resgatando sua história e força política como movimento cultural das periferias.
Nos dias 21 e 28, ambos às 14h, a oficina “Graffite e Muralismo” será ministrada por Sousa, grafiteiro, fotógrafo e arte-educador. Os encontros oferecem técnicas de graffiti e muralismo, incentivando a expressão criativa e a ocupação positiva dos espaços urbanos.
O evento é gratuito e aberto à comunidade escolar. A programação, especialmente focada em levar a cultura artística para dentro do ambiente escolar é um dos vetores para uma possível transformação de espaços e realidades.

