O Governo do Ceará iniciou a entrega de documentações em comunidades quilombolas do estado. A ação integra o projeto Quilombo Vivo e é realizada por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
Ao todo, serão entregues 261 Carteiras de Identidade Nacional (CIN). A primeira comunidade atendida foi o Quilombo de Queimadas, no município de Crateús. Na quinta-feira (31), as entregas ocorrerão no Quilombo Córregos dos Iús, em Acaraú. Já na sexta-feira (1º/08), será a vez do Quilombo do Mearim, em Quixeramobim. A ação foi iniciada nesta terça-feira (29)
Os atendimentos foram realizados em junho, com a participação da Seir e dos demais órgãos envolvidos. Na ocasião, a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira, afirmou que a iniciativa tem o objetivo de garantir o acesso das comunidades quilombolas a direitos básicos.
A mobilização dos moradores em cada território contou com o apoio das lideranças comunitárias locais, com o objetivo de assegurar o maior número possível de atendimentos.
Confira as próximas entregas:
Quilombo Córregos dos Iús
Acaraú
Quinta-feira (31/07)
Quilombo do Mearim
Quixeramobim
Sexta-feira (01/08)

