Fortaleza, Ceará – A multiartista moçambicana Negra Moz (Rita José Timba), reconhecida gestora cultural e pesquisadora de artes, chega a Fortaleza para um encontro imperdível de dança, música e ancestralidade. Intitulada “A Caminho do Ubuntu”, a vivência acontece nesta quarta-feira, 9 de julho, às 19h, no Teatro Universitário TUPA/UFC, localizado no Benfica.
A oficina com Negra Moz representa uma oportunidade única de intercâmbio afrocultural. A atividade será integrada à Vivência do Grupo de Dança e Música Afro, projeto idealizado pelo Mestre Rafael Magnata, que visa expandir o repertório de saberes do corpo e da voz com base na rica cultura negra.
“Meu principal objetivo com esses intercâmbios é divulgar a cultura moçambicana, ao mesmo tempo em que pesquiso referências culturais afro-brasileiras e desenvolvo atividades com artistas locais. Exploramos linguagens híbridas como teatro, música e poesia, e neste evento, a dança. Descobri que a roda de coco do Brasil tem uma semelhança intrínseca com o UTSE, dança praticada na região central de Moçambique”, explica Negra Moz.
Inscrições e Contribuição
As inscrições para a oficina têm um valor social mínimo de R$ 10,00. A contribuição é fundamental para custear a estadia da artista em Fortaleza e apoiar a circulação de Negra Moz em iniciativas futuras.
Para contribuir, o pagamento pode ser feito com a chave Pix (e-mail) ericaervieira@hotmail.com. O(a) participante pode contribuir com o valor mínimo ou com um valor superior. Dúvidas podem ser tiradas no contato com Érica Vieira, artista e organizadora da vivência, pelo telefone (85) 99687-1815.

Sobre Negra Moz
Rita José Timba, conhecida artisticamente como Negra Moz, é gestora e investigadora cultural, formada pelo Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) em Maputo, Moçambique. Desde cedo, dedicou-se às artes, iniciando no teatro e na dança, e posteriormente aprofundando-se na música. Possui uma grande paixão por poesia e artesanato.
Sua trajetória artística inclui apresentações em grandes palcos em Moçambique e Zimbábue, além de participações em feiras internacionais em Portugal. Negra Moz também esteve envolvida em intercâmbios culturais e residências artísticas no Zimbábue, Suazilândia e Zâmbia. Agora, seu objetivo é explorar, conhecer e enriquecer ainda mais a cultura brasileira, buscando as profundas relações culturais existentes entre Moçambique, África e Brasil.
Serviço:
Oficina: “A Caminho do Ubuntu”
Valor solidário mínimo: R$10,00
Data: 09/07 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Universitário TUPA (palco)
Dúvidas: (85) 99687-1815 (Érica)

