Grupo Parafuso de Teatro leva espetáculo “A Menina e o Gênio das Lamparinas” a escolas públicas de Fortaleza

O Grupo Parafuso de Teatro leva o espetáculo “A Menina e o Gênio das Lamparinas” a quatro escolas públicas de Fortaleza. As apresentações são gratuitas e ocorrem no dias 23 e 25.

O objetivo das apresentações é promover e valorizar a cultura popular cearense. Assim como estimular o debate sobre racismo, intolerância religiosa e a ditadura da beleza junto ao público infantojuvenil.

O espetáculo usa técnicas do teatro de bonecos para narrar a jornada de Rosângela, uma menina negra. Ela embarca em uma aventura de autoconhecimento ao lado do Gênio das Lamparinas, Mãe Zimá, Kaune Tapeba e a Cobra Bonitinha.

Juntos, enfrentam desafios que conduzem a protagonista ao resgate de sua autoestima e raízes culturais.

A peça integra a trilogia infantojuvenil “Ceará Encantado”, escrita por Keven Rocha. A obra é marcada por uma linguagem lúdica, acessível e profundamente conectada à cultura popular do Estado.

O projeto prevê rodas de conversa com os estudantes ao fim de cada sessão, promovendo reflexões sobre os temas abordados.

Também será lançado um vídeo com a contação da história, disponível no canal do YouTube do Grupo Parafuso de Teatro. O conteúdo contará com recursos de acessibilidade como tradução em Libras, audiodescrição e legendas, ampliando o alcance da obra. 

O projeto foi aprovado no Edital Vozes Plurais: Circulação e Difusão Literária – Lei Paulo Gustavo, da Secretaria da Cultura do Ceará.

Grupo Parafuso de Teatro

O Grupo Parafuso de Teatro surgiu em 2019, em Fortaleza. Em diálogo com a cultura popular cearense, o grupo tem é focado na pesquisa e encenação do teatro de formas animadas.

O coletivo vem consolidando uma trajetória artística que combina tradição, inovação e compromisso social. Características presentes em espetáculos como “Lindomar e a Viagem no Tempo” e “Boi Eternidade”.

Agenda de apresentações:

Segunda -feira  (23) 

– Escola Yolanda Queiroz – Alto da Balança (manhã)

– Escola Municipal Maria de Lourdes – Cidade dos Funcionários (tarde)

Quarta – feira (25)
– Escola Municipal Antônio Correia Lima – Vila Velha (manhã)

– Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida – Centro (tarde)

Mais informações:

YouTube | Grupo Parafuso de Teatro

Instagram | @parafusodeteatro


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.