O Grupo de Capoeira Associação Zumbi Capoeira (AZC) realiza o Ciclo Formativo Negras Raízes: ritmos e danças ancestrais realiza oficinas de Samba de Roda, Maculelê, Jongo e Dança do Coco para valorizar a cultura negra. As formações são realizadas por integrantes dos movimentos sociais, culturais, da comunidade local e da comunidade da capoeira. Neste sábado (3), a formação inicia às 16h, no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza.
As formações ocorrem desde janeiro e se encerram neste mês de abril. Para celebrar esse momento, o Ministério da Cultura (MinC), por meio AZC realizou ciclos formativos, aberto ao público, gratuito, plural , acolhendo todas as idades, de criança a idosos.

A Terreirada Cultural é um evento realizado com muita tradição da cultura popular, sabedoria dos mestres da capoeira como os Mestres da Cultura, Mestre Lula e Mestra Carla, Mestra e Doutora em Educação Vanda, Mestre e professor Ricardo, Mestra Nega, Mestra Janaina, Mestra Paulinha, Mestre Jackson, Contramestre Duende, Contramestre Robério, Bruno Sodré e Doroteia Ferreira (Ponto de Cultura Brincantes Sonoros), Contramestre Dalsin, Professora Dgata e Professora Baianinha. Durante o processo formativo, o projeto recebeu a participação especial do Mestre Messias Freitas, do Rio de Janeiro, uma referência nacional da capoeira e fundador do Ponto de Cultura Vidigal Capoeira.
Negras Raízes: Terreirada Cultural
Negras Raízes: ritmos e danças ancestrais é uma realização da Associação Zumbi Capoeira (AZC), contemplada pelo Edital de Chamamento Público do Ministério da Cultura (MinC) n.º 12/2023 – Programa Rouanet nas Favelas, do Ministério da Cultura e do Turismo do Governo Federal, com apoio do Centro Cultural Mestre Lula e do Centro Cultural Bom Jardim, conta com o patrocínio de Instituto Cultural Vale.
As palestras mediadas pelo Mestre Lula, ao final de cada oficina, serão exibidas na íntegra no canal do youtube da AZC. Na playlist do canal será exibida quatro rodas de conversas e o mini doc. Negras Raízes, que também será estreado na Terreirada Cultural.
A Terreirada com Feira Criativa do Ciclo Formativo Negras Raízes: danças e ritmos ancestrais, também tem o apoio do Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
SERVIÇO:
NEGRAS RAÍZES: danças e ritmos ancestrais Terreirada Cultural com Feira Criativa
Local : Sede da Azc (R. Descartes Braga, 2860 Granja Lisboa – Fortaleza – Ceará)
18h – cerimonial de abertura com exibição do mini doc Negras Raízes.
Quando: sábado (03/05), a partir das 16h.
Programação:
16h – Acolhimento e abertura da feira cultural com vendas de comidas da cozinha AZC, artigos e artesanato, produzidos por mulheres empreendedoras do bairro e venda de instrumentos da capoeira.
18h30 até às 22h- Início da Terreirada com as apresentações de Samba, Jongo, Maculelê e Coco . Momento de dançar e confraternizar com nossos ritmos ancestrais.

