Jangurussu recebe exposição “Da Terra Batida ao Gramado” na comunidade Santa Filomena

by

in

A exposição “Da Terra Batida ao Gramado” chega, nesta sexta-feira (2.5) à comunidade Santa Filomena no Jangurussu, em Fortaleza. A obra é exposta a céu aberto com a instalação fotográfica de 15 metros de cumprimento em uma parada de ônibus.

Antes da comunidade Filomena, a exposição estava no Museu Arena Castelão. Agora, com a nova política de descentralização da cultura por parte da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), transformou uma parada de ônibus em um espaço cultural.

As imagens expostas fazem parte do acervo da iniciativa comunitária ‘Uma Filomena’ e do fotógrafo local Leo Silva. O foco da exposição é o antigo “Campo do Coritiba”. Hoje, o espaço foi transforma na Areninha do Santa Filomena, um dos poucos espaços de lazer da região.

Através das fotografias, o público poderá acompanhar a trajetória deste campo como palco de convivência, resistência e celebração comunitária, retratando desde partidas de futebol aos domingos até manifestações culturais e sociais que movimentam o local.

Localizado em uma comunidade com cerca de 10 mil habitantes, o Campo do Coritiba é mais que um espaço esportivo e se tornou um símbolo de identidade e luta por direitos.

A ocupação fotográfica busca valorizar essa história e dar visibilidade às narrativas construídas a partir da vivência dos moradores.

A exposição é uma realização do Instituto Iracema, Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, Instituto Mirante, Sobrado Dr. José Lourenço e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com articulação da Uma Filomena e do coletivo Olhando Pra Frente.


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.