Artista Cearense M. Dias Preto Realiza Performance em Berlim em Defesa da Comunidade LGBTQIAPN+

by

in

Em um ato de resistência e celebração da diversidade, o artista cearense M. Dias Preto realizou uma performance impactante em Berlim, Alemanha, diante do Monumento aos Homossexuais Perseguidos pelo Regime Nacional Socialista e no icônico Portão de Brandemburgo. A ação artística ocorre em um momento de intensificação de discursos extremistas e retrocessos nos direitos LGBTQIAPN+ ao redor do mundo.

Localizado em frente ao Memorial do Holocausto em Berlim, o monumento tem como objetivo homenagear as vítimas homossexuais perseguidas e mortas pelo regime nazista, além de servir como um lembrete contra a intolerância e exclusão de gays e lésbicas.

A performance, intitulada como “Bixa Viva”, começou no Memorial erguido em 2008. Carregando uma bandeira rosa de 2,5 metros, costurada por sua avó Ana Rita, M.Dias a estendeu sobre o chão coberto de neve e a pichou com a frase “Queer Alive” (Bixa Viva). Este gesto simboliza a luta contra os infindáveis crimes de ódio perpetuados à comunidade LGBTQIAPN+. 

O ato também trouxe à tona reflexões sobre os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+ globalmente. Apesar de avanços em direitos civis, muitos países ainda criminalizam a homossexualidade, com punições que incluem até pena de morte. No Brasil, a violência motivada por LGBTfobia persiste alarmante: um assassinato violento ocorre a cada 30 horas, segundo o Grupo Gay da Bahia.

No segundo momento da performance, M. Dias Preto, assistido pelos artistas Eduardo Bruno e Waldirio Castro, caminhou até o Portão de Brandemburgo. Essa marcha poética e política convidou o público global a refletir sobre a urgência de lutar pela vida e pelos direitos humanos.

Ressalta-se a importância histórica do local de finalização do ato performático. O Portão de Brandemburgo que foi construído como um símbolo do triunfo da paz sobre as armas. Atualmente, representa a reunificação alemã e é um dos pontos turísticos mais fotografados de Berlim.

A ação artística reafirma a memória das vítimas do passado enquanto denuncia as ameaças contemporâneas à liberdade de expressão e à diversidade sexual, reforçando uma mensagem de esperança e resistência.

A performance já foi realizada em outras duas ocasiões, a primeira em 2023 no Museu da Imagem e do Som do Ceará e a segunda no mercado “Ver-o-peso” em Belém, Pará.  O artista ressalta “ Escolho sempre espaços de grande movimento e de importância histórica para executar a performance pois a mensagem precisa ser lida e compartilhada com o máximo de pessoas possível. Lutamos para defender as nossas vidas, as vidas futuras e de nossos ancestrais LGBTQIAPN+.”

Exposição Degenerado Tibira na Embaixada do Brasil em Berlim 

A videoperformance e a bandeira utilizadas na ação fazem parte da exposição coletiva “Degenerado Tibira”, atualmente em exibição na Embaixada do Brasil em Berlim até 14 de março. A mostra, curada por Eduardo Bruno e Waldirio Castro, com curadoria adjunta e museologia de Paola Maués, apresenta obras de 19 artistas LGBTQIA+ de sete estados do Norte e Nordeste do Brasil. Conta, também, com a expografia e identidade visual de M.Dias Preto. A ação é realizada por meio da Secretaria da Cultura do Ceará em parceria com a Plataforma Imaginários.

M. Dias Preto, vencedor do 2° Prêmio Décio Noviello de Fotografia, continua a explorar temas de identidade, corpo e questões raciais e de gênero em seu trabalho artístico. Sua arte serve como um poderoso meio de expressão e resistência, destacando a importância da visibilidade e dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+.

Minibio M.Dias Preto

M. Dias Preto é artista visual cearense vencedor do 2° Prêmio Décio Noviello de Fotografia. Foi participante do 72° e 74° Salão de Abril, Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto e Arte Praia 5° edição. Além disso, desenvolveu duas exposições individuais: Campo de Passagem: movimento ondulatório e Amolde. Em 2024 recebeu homenagem da Câmara dos Vereadores de Fortaleza acerca do seu trabalho enquanto arquiteto no setor cultural e desenvolveu Identidade Visual para a exposição Atlântico Vermelho, realizada na sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Genebra-Suíça (2024). Em 2025, foi o expografo responsável pela exposição Degenerado Tibira realizada na Embaixada do Brasil em Berlim, Alemanha.


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.