A Omì Cia de Dança, ateliê de dança cearense, leva para o Rio de Janeiro uma vivência gratuita de danças tradicionais da cultura cearense ao Instituto Vidigal Capoeira, amanhã (11), integrando o Projeto Vidigal Cultural.
A oficina ministrada pelos representantes da Omì, dançarinos e realizadores culturais Éder Soares e Clarissa Costa vai levar para os jovens capoeiristas um importante intercâmbio cultural por meio dos ritmos e danças tradicionais no nordeste e no Ceará.
A iniciativa é fruto da parceria com o mestre de capoeira Messias Freitas e compõe a programação do Projeto Vidigal Cultural. “Entendemos que esse intercâmbio carrega todo um legado cultural que vislumbra a construção de corporeidades coletivizantes, alegres e com a riqueza do saber improvisar”, explica Clarissa Costa.
O fundador da Instituição, Mestre Messias, entende que esses encontros valorizam e salvaguardam a Cultura Popular Brasileira. Ele reforça que ações como essa “ampliam o acesso à cultura, promovem o respeito às tradições regionais e fortalecem a conexão entre diferentes partes do País”.
“Essa ação visa dialogar entre diferentes expressões culturais, afim de ampliar o repertório cultural do Vidigal e fortalecer a diversidade. Formando novos praticantes e novas plateias, que podem dar continuidade à tradição e até incorporar elementos do coco em suas próprias expressões artísticas”, defende Messias.
Serviço
Pontão de Cultura Vidigal Capoeira
Aula aberta de ritmos da cultura popular cearense com Clarissa Costa e Éder Soares
Evento gratuito
Classificação livre
Local: Pontão de Cultura Vidigal Capoeira – Av Presidente João Goulart 737 – 3° andar – Vidigal – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 19 horas

