
A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, de 08 de fevereiro a 11 de maio de 2025, a exposição Lia de Itamaracá – Cirandar é Resistir, uma homenagem à grandiosa cirandeira pernambucana. Aos 81 anos, Lia segue como uma das vozes mais importantes da cultura popular brasileira, elevando a ciranda ao patamar de patrimônio imaterial e reafirmando a identidade afro-brasileira através da música e da arte.
A exposição propõe um mergulho na história da artista, abordando sua trajetória de resistência e enfrentamento ao racismo estrutural na cultura popular. Com curadoria assinada pela artista visual e cineasta Lia Letícia, pela jornalista Michelle de Assumpção e pelo produtor cultural Beto Hees, a mostra destaca a força e a poética de Lia de Itamaracá, trazendo instalações interativas e um olhar profundo sobre a sua arte e vida. A curadoria fotográfica é de Ytallo Barreto.
Eixos expositivos
A exposição se organiza em três eixos temáticos:
- Quem é essa preta?: Reflexão sobre identidade e racismo estrutural na cultura popular. Destaque para a capa de um jornal de 1974 que retrata Lia de forma racista, contraposta à instalação “Sossego de Lia”, uma homenagem à Praia do Sossego, seu local de nascimento.
- Ciranda no Mundo: Mostra a ascensão de Lia, apesar das adversidades, com a instalação interativa “Ciranda de Ritmos”, figurinos e registros de sua carreira internacional.
- Verde Louco: Inspirado na canção homônima, traz um olhar pessoal sobre Lia, incluindo uma experiência de realidade virtual na instalação “Mar de Lia”, que transporta o visitante à Ilha de Itamaracá. Também apresenta “Casa de Lia”, um espaço imersivo em sua intimidade.
Outro destaque é o projeto “Letras da Ilha”, de Lili Nascimento, que exibe a tipografia vernacular das embarcações tradicionais de Itamaracá.
Serviço
Exposição: Lia de Itamaracá – Cirandar é Resistir
Onde? CAIXA Cultural Fortaleza, Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Quando? De 08 de fevereiro a 11 de maio de 2025, Terça a sábado, 10h às 20h; domingos, 10h às 19h
Entrada Gratuita
Mais informações: (85) 3453-2770 / Site da CAIXA Cultural
Classificação indicativa: Livre
