O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovou a criação do Prêmio Lumina – Mulheres Brilhando na Ciência. A proposta busca reduzir a desigualdade de gênero nas chamadas “ciências duras” ( Engenharia, Computação, Matemática e Física).
Por meio do reconhecimento dos resultados alcançados por mulheres cientistas, o prêmio também pretende romper a “barreira invisível” que limita a ascensão de mulheres a cargos e patamares mais altos na hierarquia de instituições e em suas trajetórias como pesquisadoras.
O Prêmio Lumina
O prêmio propõe duas categorias: Lumina Promessa Científica, para pesquisadoras com até 45 anos e até 15 anos de vínculo permanente com a UFC; e Lumina Legado, para pesquisadoras com mais de 45 anos e mais de 15 anos de vínculo permanente com a UFC.
A premiação será gerida pela PRPPG e seguirá critérios claros e objetivos, definidos em edital específico, contemplando a qualidade das pesquisas, o impacto social, a contribuição para o desenvolvimento sustentável e a capacidade formativa.

