Beneficiários do Ceará Sem Fome poderão fazer curso de padaria gratuito no Senac

A equipe de +Qualificação e Renda do Programa Ceará Sem Fome firmou uma parceria com o Senac Ceará que beneficiará 26 mil beneficiários do programa com cursos de padaria “Amor Na Massa”, nos próximos 2 anos.

Segundo com João Lima, integrante da equipe do Programa, 650 turmas do curso serão formadas em 184 municípios até o fim de 2025, alcançando 13 mil alunos.

Para o gerente de projetos especial do Senac, Isaac Coimbra, a parceria é um desafio que demandará muito esforço de todas as partes envolvidas. “São várias turmas começando por mês, mas, com certeza, nós vamos ter um índice de pessoas trabalhando, movimentando a economia através da formação desses cursos”, disse.

“Eu acho que 2025 tem tudo para ser um ano, realmente, de inclusão econômica. Eu acho que o Estado acertou e (os cursos) têm tudo para dar certo. Vamos arregaçar as mangas e fazer acontecer”, afirmou a coordenadora Isabel Freitas, do Instituto Maria da Hora, uma das Unidades Gerenciadoras (UGs) das Cozinhas Ceará Sem Fome

Já Fabiola Moreira, da UG SOS Periferia, destaca a oportunidade única dos beneficiários terem acesso aos recursos do Senac para se profissionalizarem. “A gente sabe que os beneficiários vão estar em boas mãos porque o Sistema Fecomércio traz isso, essa confiança. Vai ser o primeiro passo de muitos que vão vir”, falou.

Parceria fundamental

Vladyson Viana, titular da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET-CE), cita o Sebrae como parceiro importante para o eixo de +Qualificação do Ceará Sem Fome.

Atualmente, a instituição fornece uma trilha focada no empreendedorismo aos beneficiários que fazem os cursos. Somado ao Sebrae, o Senac chega para fortificar o aprendizado dos alunos.

“Nós temos a convicção que é através da renda e do trabalho que nós vamos gerar autonomia, dignidade e cidadania para esses beneficiários que precisam tanto do apoio das políticas públicas “, diz Viana.

Ceará Sem Fome

O Ceará Sem Fome do Governo do Ceará foi instituído pela Lei nº 18.312, de 17 de fevereiro de 2023 e tem como intuito criar, desenvolver e realizar ações e políticas públicas no intuito de alimentar de forma saudável a população mais vulnerável do estado.

O programa possui três frentes emergenciais: o cartão no valor de R$ 300, que atende mais 53 mil famílias; as mais de 1.300 cozinhas, com mais de 125 mil refeições diárias; e as campanhas que já arrecadaram mais de 170 toneladas de alimentos em grandes eventos.

Mais do que o alimento, o Ceará Sem Fome agora também atua no eixo +Qualificação e Renda para que o(a)s beneficiário(a)s tenham chance de um emprego formal ou de alcançar sua autonomia financeira por meio do empreendedorismo.


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.