A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) fará uma homenagem à escritora negra Conceição Evaristo, nesta sexta-feira (17/01), a partir das 17h.
Outras escritoras negras também serão homenageadas durante Baile da Conceição, que será realizado na calçada da Bece, localizada ao lado do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
A programação do evento conta com atrações como Mais Melanina, Reggae do Passinho, DJ Lolost, Izabela Wégila, Ana Marlene, MC Wagh, Dona Iolanda, Aiane Batista e Edson Júnior.
Conceição Evaristo
Conceição Evaristo, nascida em 1946 em Belo Horizonte, é uma das mais importantes escritoras da literatura contemporânea brasileira. Poeta, romancista e ensaísta, sua obra destaca as vivências da população negra, especialmente das mulheres, e aborda temas como identidade, ancestralidade e desigualdade social.
Formada em Letras e com mestrado em Literatura Brasileira, ela estreou nos anos 1990 na antologia “Cadernos Negros”. Entre seus principais livros estão “Ponciá Vicêncio” (2003), “Becos da Memória” (2006) e a premiada coletânea de contos “Olhos d’Água” (2014).
Além de escritora, Conceição é uma militante ativa das causas feminista e antirracista, utilizando sua literatura como ferramenta de denúncia e transformação social.
Sua produção literária dá voz a histórias marginalizadas, desafiando as desigualdades estruturais da sociedade brasileira. Reconhecida nacional e internacionalmente, ela se tornou um símbolo de resistência e representatividade.

