A exposição e projeção comentada “O Olhar da Rua” estreia no Dragão do Mar amanhã (24/09), trazendo a fotografia na perspectiva de pessoas em situação de rua. A mostra reúne 20 lambes na Multigaleria e ficará em cartaz até o dia 24 de outubro de 2024.
A exposição é resultado de uma oficina de fotografia com pessoas em situação de rua, realizada em julho, na qual os participantes puderam desenvolver o o próprio olhar sobre a cidade a partir de suas subjetividades e assumindo o protagonismo na construção dessa narrativa.
Após a abertura, a exposição ficará em cartaz até o dia 24 de outubro, com visitação gratuita de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h, sempre com último acesso às 17h30.
A exposição é fruto de uma parceria entre o Sesc Fortaleza e o Núcleo de Articulação Territorial (NAT) do Centro Dragão do Mar. A exposição e a projeção são atividades gratuitas e livres, e contam com apoio do Coletivo Barramar, do Centro Pop Centro e do Coletivo Imagem Território.
Projeção comentada
Na inauguração (24/09), às 9h, será realizada a projeção comentada com a presença de Elias Figueiredo, da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), Lúcia de Fátima Paulino Silva, do Sesc Fortaleza, e do professor e fotógrafo Gustavo Costa.
Fotopinturas
Outra mostra que se integrará à Multigaleria, neste mesmo dia, será uma versão ampliada da exposição “Reinvenção Imagética da Identidade”, com fotopinturas do Mestre Julio Santos, aberta em parceria com o Museu da Cultura Cearense e o Centro Pop.
A mostra reúne 26 fotopinturas produzidas a partir de narrativas de pessoas em superação e situação de rua que circulam com regularidade nas proximidades do Centro Dragão do Mar.
Ação Sociocultural Poeta Mário Gomes
Também no dia 24, a partir das 15h, acontece a Ação Sociocultural Poeta Mário Gomes, realizada pelo NAT, em busca de promover ações de atenção e cuidado com a população em situação de vulnerabilidade social ou em superação de rua.
A ação é realizada em articulação com CAPS AD, CPDROGAS, Consultório na RUA e Casa da Sopa.
Programa Se Achegue!
No dia 24 de setembro, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, via Programa Se Achegue! realiza mais um Cinema na Praça, com a exibição gratuita do curta ‘Cine Holiúdy – O Astista Contra o Caba do Mal’, de Halder Gomes, para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Compondo os programas públicos do Cinema, a ação integra o Projeto “Cinema do Dragão: Telas plurais, cenas diversas” apoiado pelo Edital para as Artes da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
Programação | 24 de setembro (terça-feira)
9h – Projeção Comentada “O Olhar da Rua”, com Elias Figueiredo (Centro Pop Centro), Lúcia de Fátima (Sesc), Gustavo Costa (Coletivo Zóio) e mediação de Mabel Castro (NAT)
No Auditório
Acesso gratuito e livre
11h – [Parceria NAT e Sesc Fortaleza, com apoio do Coletivo BarraMar, Centro POP Centro e Imagem Território] Abertura da exposição “O Olhar da Rua”
Na Multigaleria
Acesso gratuito e livre
11h – [Parceria NAT e Museu da Cultura Cearense] Abertura da exposição “Reinvenção Imagética da Identidade”, do Mestre Julio Santos
Na Multigaleria
Acesso gratuito e livre
15h – [parceria NAT, CAPS AD, CPDROGAS, Consultório na RUA, Casa da Sopa] Ação Sociocultural Poeta Mário Gomes
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito e aberto, voltado para pessoas em situação e/ou superação de rua.
18h – [Programa Se Achegue! Cinema na Praça / Parceria Cinema do Dragão e NAT] Exibição do curta ‘Cine Holiúdy – O Astista Contra o Caba do Mal’, de Halder Gomes
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito e livre.
matérias que destacavam a campanha. Sarto viraliza, Sarto cresce
na pasta (mídia notícias)

