Centro Cultural Òrun Àiyé realiza apresentação de capoeira angola na Praça do Ferreira, nesta terça-feira

O Centro Cultural Òrun Àiyé vai realizar uma apresentação de capoeira angola na Praça do Ferreira, em Fortaleza, nesta terça-feira (9/7), às 18h30. A roda é aberta e faz parte da série de apresentações do projeto “Entre o Céu e a Terra da Capoeira Angola: diálogos com nossa cultura afropopular”, que leva, além da capoeira angola, roda de coco e samba de roda às suas apresentações.

“Para nós, do Òrun Àiyé, é muito importante levar essa atividade para a Praça do Ferreira, com a intenção de fazer chegar nossa cultura afropopular às pessoas em situação de rua, que ficam tão marginalizadas e com inúmeras carências. Além da cultura, também vamos fazer a distribuição de alguns kits de higiene, que o próprio grupo fez a compra e preparou para essas pessoas”, conta o mestre Rafael Magnata, do Òrun Àiyé.

A Praça do Ferreira será a segunda atividade do projeto, a primeira ocorreu na escola Maria da Hora, no bairro Autran Nunes. Lá, crianças e adolescentes vivenciaram a musicalidade da capoeira angola, tiveram uma oficina de samba de roda e também foram realizadas rodas de capoeira, samba e coco.

“A capoeira, o samba de roda e o coco são culturas afropopulares, que fazem parte da regionalidade, da nossa ancestralidade enquanto nordestinos e descendentes de africanos. Levar essas atividades para dentro da escola é uma forma de manter nossa cultura viva nesses jovens”, reforça Magnata. Todas as atividades contam com acessibilidade em libras.

Outras três atividades serão realizadas: no dia 20 de julho, às 16h, no Ponto de Cultura Cia Bate Palmas, no Conjunto Palmeiras; no dia 8 de agosto, às 17h, no Instituto Lourdes Viana, na Aldeota; e no dia 20 de agosto, às 18h, no Cuca Mondubim.

O projeto “Entre o Céu e a Terra da Capoeira Angola: diálogos com nossa cultura afropopular” é realizado pelo Centro Cultural Òrun Àiyé, com patrocínio da Secretaria Municipal da Cultural de Fortaleza (Secultfor), por meio do Edital para as Artes 2023, da Lei Paulo Gustavo.

Programação

Dia 9/7, às 18h
Roda de capoeira angola, na Praça do Ferreira – Centro

Dia 20/7, às 16h
Roda de capoeira, de samba e de coco, no Ponto de Cultura Cia Bate Palmas
Av. Valparaíso, 673 – Conjunto Palmeiras

Dia 8/8, às 17h
Oficina de musicalidade e de samba e rodas de capoeira, de samba e de coco, no Instituto Lourdes Viana
Rua Tomás Rodrigues, 184 – Aldeota.

20/8, às 18h
Oficina de musicalidade e de samba e rodas de capoeira, de samba e de coco, no Cuca Mondubim
Rua Prof. Glauco Lobo – Mondubim


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.