Último dia para se inscrever nas oficinas de acessibilidade cultural do Festival Música de Ibiapaba

As inscrições para as oficinas do Mi – Festival Música de Ibiapaba se encerram neste domingo (16/06). São 700 vagas para 68 atividades formativas, sendo 67 em Viçosa do Ceará, entre oficinas e práticas de grupo. O festival acontece há quase duas décadas, em Viçosa do Ceará, cidade serrana localizada a cerca de 360 km da capital Fortaleza, e, nesta edição, será realizado entre os dias 20 e 27 de julho. As inscrições podem ser no Mapa Cultural do Ceará.

O evento já é reconhecido como um dos maiores encontros de formação musical do Brasil e contará com oficinas de acessibilidade cultural. Além de contar com pessoas com deficiência entre os professores, artistas e na equipe, serão ofertada três oficinas de educação musical para autistas (Hiperfoco no Autismo, com Liana Monteiro); pessoas cegas (Diálogos Criativos entre Música Erudita e Popular, com Filipe Oliveira); e para pessoas surdas (Dança-Libras, movimento e criação, com Clarissa Costa e Weverton Martins).

Outras formações

Entre as oficinas principais, por categoria, boa parte é de instrumento musical: Cordas Dedilhadas (violão, guitarra elétrica e contrabaixo elétrico), Teclas (piano popular e sanfona), Percussão (popular e para banda e orquestra), Sopros/madeiras (flauta-doce, flauta transversal, clarinete e saxofone), Sopros/metais (trompete, trompa, trombone e eufônio/tuba) e Cordas Friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico nos níveis iniciante e avançado).

Canto Solista, com foco na música popular, e Regência, para Coral e Banda, também estão entre as oficinas. Mais quatro atividades formativas são destinadas especialmente aos profissionais do ensino da música: O Coro Infantil na Arte-Educação, A Percussão na Arte-Educação, A Musicalização Infantil na Arte-Educação e Musicalização Infantil destinada a crianças da região.

Também estão entre as atividades formativas principais do Mi as oficinas de elaboração de projetos e prestação de contas, oficinas de criação musical, direito autoral e arranjo musical, além de oficina de manutenção de instrumentos de sopro e vivência com os Mestres e Mestras da Cultural Popular.

As práticas de grupos são: camerata de violões, grupos de flautas, de choro, big band, orquestra de cordas, orquestra sinfônica, grupo regional, pop rock, banda, grupo de MPB e coral. Entre as oficinas optativas, os participantes poderão escolher atividades como: A música e o cinema na sala de aula, Educação musical – conectando diferentes linguagens, Psicomotricidade aplicada ao aprendizado musical e a oficina de Percussão Corporal.

Seleção

A seleção e avaliação dos classificados será feita pela Coordenação Pedagógica do Festival Mi e a lista final dos participantes deverá ser anunciada no dia 9 de julho. Esta edição do Mi tem a coordenação geral de Selma Santiago, que compõe o Núcleo Gestor da Secult na área de Políticas para as Artes, e a coordenação pedagógica de Liu Man Ying e Leandro Serafim.

A realização é do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e do Hub Cultural Porto Dragão, espaço cultural da Secult gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.