Cultura negra e quilombola são temas de espetáculos no Palco Giratório

A programação do projeto Palco Giratório, do Sesc, traz peças que abordam aspectos da cultura nordestina e afro-brasileira, nos meses de junho e julho. Destacamos algumas dessas obras para marcar na agenda.

A primeira delas é do grupo Solo de Dança, de Goiânia, que leva a Juazeiro do Norte a peça de dança Adobe, interpretada por Luciana Caetano. Adobe parte da premissa de símbolos e elementos da cultura negra, em especial da mulher negra. A apresentação acontece no dia 15 de junho, no Teatro Sesc Patativa do Assaré, a partir das 19 horas.

Divulgação Coletivo Avesso/ Foto: Raquel Leite

Também em Juazeiro o Coletivo Avesso, do Ceará, leva Casa de Folhas ao Teatro Sesc Patativa do Assaré, a partir das 19h, no dia 14 de junho. A peça narra o cotidiano das mulheres quilombolas catadoras de pequi habitantes do Quilombo de Souza, localizado em Porteiras na região do Cariri Cearense.

Em Sobral, se apresenta o grupo de teatro maranhense Núcleo Atmosfera. com a peça Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo. O espetáculo é uma releitura sobre a vida e obra da primeira romancista afro – brasileira da história: Maria Firmina dos Reis. Em paralelo a vida da literata, a atriz Júlia Martins traz a sua história e de outras mulheres e homens negros que se unem à luta de Maria Firmina dos Reis. A obra sobe ao palco do Teatro Sesc Sobral, no dia 22 de junho, a partir das 19h.

Os cearense do grupo Pavilhão da Magnólia apresentam a peça Força da Água, que traça o caminho historiográfico da seca no Ceará, retratando, de forma bem-humorada, os fatos apagados da história do Brasil em torno da indústria da seca. A apresentação está marcada para o dia 15 de junho, no Porto Dragão, às 19h, em Fortaleza.

O grupo paraibano Ser Tão Teatro traz o espetáculo é Alegria de Náufragos, fruto de um diálogo livre com um conto do russo Anton Tchekhov (1860 – 1904), “Uma história enfadonha”. Trata-se da tentativa de estabelecer pontes entre esse discurso literário de mais de um século e meio com contundentes questões de nossa própria época. A apresentação será em Fortaleza, a partir das 19h, no Teatro do Dragão do Mar.

Inclusão

De Algum Lugar para Lugar Nenhum é uma comédia inspirada na técnica do Teatro dos Sentidos e encenada por atores cegos ou baixa visão, elaborada pelo Grupo de Teatro Olho Mágico, também do Ceará. A obra se passa em um ônibus em movimento, num dia de chuva, e convida o público a vendar seus olhos e experimentar as cenas a partir das estimulações sensoriais remanescentes.

As cenas são conduzidas por atores provocadores durante todo o espetáculo, que inicia na estação “Algum Lugar” até que finalmente se chegue à “Lugar Nenhum”. O espetáculo será exibido no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, no dia 20 de julho, às 19h.

Sobre o Palco Giratório

Uma das maiores iniciativas no segmento do País, o Palco Giratório é uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas consolidada no cenário cultural brasileiro. A iniciativa soma-se às diversas atividades de fomento a cultura e a todas as linguagens artísticas desenvolvidas ao logo do ano pelo Sesc em todo Brasil.

Além de espetáculos para todas as faixas etárias, o festival tem programação de oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados, promovendo uma troca de experiências enriquecedoras, divulgando o trabalho de profissionais de todo o País e gerando emprego para os inúmeros trabalhadores que atuam no circuito.

Confira a programação completa

Palco Giratório – junho e julho

*Gratuito

Programação

Sexta-feira, 14 de junho

Fortaleza

Alegria De Náufragos (Ser Tão Teatro/PB)

Teatro Dragão do Mar – 19h

Juazeiro

Casa de Folhas (Coletivo Avesso de Teatro/CE)

Teatro Sesc Patativa do Assaré – 19h

Sábado, 15 de junho

Fortaleza

A Força da Água (Grupo Pavilhão da Magnólia/CE)

Porto Dragão – 19h

Juazeiro

Adobe (Grupo Solo de Dança/GO)

Teatro Sesc Patativa do Assaré – 19h

Sexta-feira, 21 de junho

Sobral

Refundação (Dayane Rodrigues, Kézia Vasconcelos e Jander Alcântara/CE)

Teatro Sesc Sobral – 19h

Crato

233 A, 720 Khalos (Cia. Vatá/CE)

Teatro Sesc Adalberto Vamozi – 19h

Sábado, 22 de junho

Sobral

Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo (Núcleo Atmosfera/MA)

Teatro Sesc Sobral – 19h

Crato

Procedimento#6 (Jackeline Mourão e Reginaldo Borges/MS)

Teatro Sesc Adalberto Vamozi – 19h

Sexta-feira, 19 de julho

Fortaleza

Circo de los Pies (La Luna Cia. de Teatro/SC)

Cineteatro são Luiz – 19h

Sábado, 20 de julho

Fortaleza

De algum lugar para lugar nenhum (Grupo de Teatro Olho Mágico/CE)

Theatro José de Alencar – 19h

Terça-feira, 23 de julho e Quarta-feira, 24 de julho

Fortaleza

Oficina Manual para Corpos Rebeldes (La Luna Cia. de Teatro/SC)

Theatro José de Alencar – 9h às 13h

Quinta-feira, 25 de julho

Iguatu

Alice (Companhia Ortaet de Teatro/CE)

Teatro Sesc Sabino Antunes da Silva – 19h

Sábado, 27 de julho

Iguatu

Circo de los Pies (La Luna Cia. de Teatro/SC)

Teatro Sesc Sabino Antunes da Silva – 19h


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.