Ministra da Cultura esteve no Seminário Internacional em Nova Olinda


A Fundação Casa Grande foi palco para o V Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio Mundial dá Humanidade, nos dias 05 a 08 de junho, em Nova Olinda. O evento enfatizou a importância da gestão participativa dos territórios culturais, com foco no projeto museus orgânicos.

As gravuras rupestres do Sítio Lajedo Preto do Sertão do Araripe pernambucano marcam a identidade visual desta edição, que reúne especialistas, pesquisadores, gestores públicos, líderes políticos, universidades, acadêmicos e entusiastas do Brasil e de outras partes do mundo.

Lista Indicativa

Em fevereiro deste ano, a Chapada do Araripe entrou oficialmente na lista indicativa brasileira de bens que tem potencialidade para o reconhecimento como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inscrição na lista é a etapa primordial e obrigatória para qualquer bem, seja cultural ou natural, iniciar um processo de reconhecimento como Patrimônio Mundial. A Chapada concorre com a proposta de um bem misto (natural e cultural).

Destaques na programação

A Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes esteve na abertura do evento na quarta-feira, dia 5. Também participam do momento a diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra; a então secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela; a secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque; a secretária do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ceará, Vilma Freire; a diretora do Memorial do Homem Kariri, Anna Beatriz; o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida; o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Kleber Oliveira; e o vice-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo.

Durante o seminário ocorreu a Conferência sobre Gestão Participativa do Território Cultural; a palestra “Atuação das Organizações Sociais no Fortalecimento do Patrimônio Cultural da Chapada do Araripe”, painel que contou com a presença da diretora presidente do Dragão do Mar, Raquel Gadelha e do diretor presidente do Instituto Mirante de Cultura e Arte, Tiago Santana.

Já na sexta-feira (07), houve a palestra “Sesc: Programas Sociais e Iniciativas para Fortalecer a Cultura”, e no sábado (8) o evento foi encerrado com apresentação musical do sanfoneiro, cantor e compositor Joquinha Gonzaga.


Descubra mais sobre Igbá Agência

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.